Regulamento

FACECA – FACULDADE CENECISTA DE VARGINHA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

Criada em março de 1971, com o início da Faculdade Cenecista de Varginha – FACECA, a Biblioteca Ruy Sebastião das Neves é mantida pela própria Instituição e a ela subordinada. Destina-se especialmente ao seu corpo social, e objetiva fornecer à comunidade acadêmica o apoio bibliográfico e suporte informacional necessário ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão.

O acervo está informatizado, catalogado, obediente ao Código de catalogação AACR2, classificação que segue o sistema CDD (Classificação Decimal de Dewey). Para classificar o autor, é empregada a Tabela de Cutter – Cutter Samborn Four-Figure Table.

O acervo é composto por Livros; Jornais; Revistas; DVD’s, CD’s-ROM; Produção Acadêmica – monografias, teses e dissertações, trabalhos de conclusão de curso.

Horário de Funcionamento:

  • Segunda a sexta-feira: de 7h30 às 12h; das 13h às 22h.
  • Sábados, com aulas de Pós-Graduação e Dependências: de 8h às 11h.

ImportanteDurante férias e recessos acadêmicos previstos pelo calendário institucional, o horário da biblioteca é alterado, podendo existir restrição ao empréstimo dos livros. As especificidades de cada recesso serão divulgadas antecipadamente na biblioteca e nos meios de comunicação adotados pela Faceca.

Serviços da Biblioteca:

Com uma equipe bem treinada, a Biblioteca desenvolve serviços de suporte ao usuário, que visam, principalmente, a auxiliar alunos e professores na melhor utilização do acervo e dos recursos disponíveis.

Serviços oferecidos:

  • Empréstimo domiciliar: serviço prioritário para alunos regularmente matriculados, professores e pessoal administrativo da IES, mediante a apresentação da carteira de associado ou documento válido com foto. Aos demais associados, é permitido o empréstimo, desde que o item do acervo em questão não corresponda a componente curricular em oferta no período letivo vigente.
  • Comutação bibliográfica: por meio desse serviço, é possível solicitar cópias de materiais bibliográficos de outras IES, como artigos de periódicos, teses e anais de congressos, mediante um custo da reprografia e despesa de correios.
  • Apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos: orientação aos alunos quanto à elaboração da ficha catalográfica.
  • Exposição de novas aquisições: apresenta um exemplar de cada aquisição, exposto para a comunidade acadêmica verificar a atualização do acervo.
  • Visita orientada: propicia o conhecimento da estrutura da Biblioteca e dos serviços oferecidos, bem como o treinamento aos usuários quanto à correta utilização dos terminais de consulta do acervo, base de dados, acesso ao acervo.
  • Reserva e renovação de empréstimo: o sistema de reserva de obras e renovação de empréstimo segue a política adotada pela Instituição.
  • Orientação à pesquisa: orientação individualizada na busca de informações e na utilização do acervo. Todos os funcionários estão à disposição do usuário para sanar suas dúvidas.
  • Cabines individuais de estudos: equipadas com computadores conectados à internet, as cabines individuais de estudo destinam-se à elaboração de trabalhos, às atividades extraclasse, à pesquisa de acervo, à pesquisa simples, às atividades relacionadas com os componentes curriculares em curso, bem como as atividades de interesse dos usuários.
  • Salas para estudos em grupos: salas fechadas, equipadas com mesa e cadeiras, destinadas ao estudo em grupo.
  • Sala de vídeo: Sala fechada e equipada, com mesa, cadeiras e equipamento audiovisual, destinada ao acesso do acervo de DVD, CD-ROM.
  • Mesas para estudos individuais ou em grupo: mesas equipadas com cadeiras destinadas à consulta do acervo e a estudos individuais ou em grupo.
  • Guarda-volumes: escaninhos com cadeados individuais para a guarda de itens pessoais, durante a permanência do associado na área de acervo e estudos.

Condições de Acesso:

Área de acervo e estudos

O acesso para a área de acervo e estudos é liberado a todos os associados regulares da Biblioteca (alunos regularmente matriculados, egressos e outros associados sem vínculo específico com o Colégio Catanduvas e com a Faceca), quites com suas obrigações de empréstimos de itens do acervo.

O usuário tem livre acesso às estantes, podendo consultar individualmente ou em grupo e, se necessário, tirar cópias dentro da IES, para futuras pesquisas, dentro das situações previstas na lei de direitos autorais.

É permitida a entrada do usuário somente com o caderno, folha avulsa, estojo, telefone celular, tablete e ou notebook, devendo, os demais itens (pastas, mesmo que sejam transparentes, bolsas, sacolas, mochilas e similares), serem depositados no guarda-volumes, durante toda a permanência no recinto do acervo e estudos.

A chave do GUARDA-VOLUMES fica disponível no balcão de atendimento da Biblioteca.

Importante: Os materiais depositados no guarda-volumes são de responsabilidade integral do usuário. A perda, dano ou extravio da chave implicará no pagamento de taxa para ressarcimento dos serviços de chaveiro (troca do segredo do cadeado e produção de chaves de uso e reserva).O valor da taxa é publicado na tabela de serviços da Faculdade.

 

Não é permitida, na área de acervo e de estudos, a comunicação por voz, por meio de aparelhos de telefonia celular e sistemas/aplicativos de voz pela internet (Voip, Skype, etc.) instalados nos notebooks, netbooks e ou tablets dos usuários.

 

Cabines individuais de estudos

O acesso às cabines é liberado para todos os associados, mediante a apresentação da carteira de associado ou documento válido com foto, login e senha.

Importante: Os computadores das cabines de pesquisa são monitorados continuamente pela equipe de Tecnologia da Informação da Faceca e, em caso de tentativa ou de acesso a serviços não autorizados, o terminal será automaticamente desconectado, sendo anotada, na ficha do usuário, a tentativa de acesso com as informações sobre o dia, hora e serviço procurado.

A listagem de serviços não permitidos está afixada nas cabines de consulta e na tela de login dos computadores.

 

A Biblioteca não oferece serviço de reserva para a utilização das cabines.

Salas de estudo em grupo

O acesso às salas de estudo em grupo é liberado a todos os associados, mediante a apresentação da carteira de associado ou documento válido com foto.

Importante: Não existe serviço de reserva para as salas de estudos em grupo.

Sala de vídeo

O acesso à sala de vídeo é liberado a todos os associados, mediante a apresentação da carteira de associado ou documento válido com foto.

Importante: Não existe serviço de reserva para a sala de vídeo.

Empréstimo Domiciliar:

O empréstimo domiciliar é um serviço destinado a alunos regularmente matriculados, professores e pessoal administrativo da IES, mediante a apresentação da carteira de associado ou documento válido com foto.

Importante: Para a realização de novos empréstimos, o associado deve estar em dia com suas obrigações perante a Biblioteca.

Nos períodos de férias e recesso acadêmico, estabelecido no calendário institucional, podem existir restrições em relação aos empréstimos. As restrições são divulgadas nos meios de comunicação adotados pela Faceca.

Prazos de empréstimo domiciliar:

 

  • Alunos e Funcionários:

 

      • 3(três) livros por 7 (sete) dias;
      • 2(dois) DVD’s por 2 (dois) dias;
      • 2 (dois) CD’s por 2 (dois) dias;
      • 2(duas) revistas arquivadas por 02 dias;
      • 1(uma) revista do expositor (às sextas-feiras,com devolução na segunda-feira).

 

  • Docentes e Coordenadores Pedagógicos/Curso:

 

    • 03 (três) livros pelo prazo de 7 (sete)  dias;
    • 02 (dois) DVD’s pelo prazo de 2(quatro) dias;
    • 02 (dois) CD’s pelo prazo de 2 (quatro) dias;
    • 1 (uma) revista do expositor (às sextas-feiras,com devolução na segunda-feira).

Importante: O atraso na devolução da(s) obra(s) implicará no pagamento de uma multa diária por material emprestado.

O valor da multa é publicado na tabela de serviços da Faceca.

Renovação de empréstimo:

É permitida a renovação de empréstimo, desde que não exista solicitação de reserva em aberto.

A renovação pode ser oficializada via web http://centralweb.cnec.br/BibliotecaCNEC/forms/AcervoConsulta.aspx ou diretamente no balcão de atendimento, por e-mail com recebimento confirmado ou por telefone.

Importante: E-mails não confirmados pelo pessoal de atendimento da Biblioteca indicam o não recebimento do e-mail original (do associado) e, portanto, o empréstimo não será considerado como renovado.

                              O material em atraso não poderá ser renovado via WEB: somente na biblioteca em pose do material.

 

Serviço de Reserva:

O item do acervo que não estiver na condição de “empréstimo” poderá ser reservado via web.

No retorno do item, os agentes da Biblioteca encaminham um comunicado para o endereço de e-mail do usuário, que terá 24 horas, a partir do envio, para retirar o objeto da reserva.

Ultrapassadoo período de disponibilização, o item será liberado para empréstimopara todos os associados da Biblioteca.

Importante: Para garantir o processo de comunicação, o usuário deverá informar seu endereço preferencial de email devidamente atualizado no sistema acadêmico e de Biblioteca.

O usuário deverá manter suas informações de endereço e contato devidamente atualizadas na Biblioteca.

Devolução fora do prazo:

O atraso na devolução da(s) obra(s) implicará no pagamento de uma multa diária por material emprestado. (Livro, DVD, CD-ROM, Revista).

O valor da multa é publicado na tabela de serviços da Faceca.

Evite pagar multa, renovando o seu livro via web, pessoalmente ou por telefone: (35)3690-8937; (35) 3690-8900; celular: (35) 8402- 6821. E-mail: biblioteca@faceca.br.

Importante: A renovação por e-mail só será efetiva após a confirmação do recebimento da solicitação pelos funcionários da Biblioteca.

Comutação Bibliográfica:

O serviço oferecido por meio da rede COMUT/IBICTpossibilita que qualquer pessoa possa solicitar e receber, por meio da Biblioteca, cópia de artigos de periódicos técnico-científicos (revistas, jornais, boletins, etc.), teses e anais de congressos existentes nas Bibliotecas do país.

O custo desse serviço é estabelecido pelo IBICT(Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) e deve ser pago por boleto bancário, emitido pelo próprio instituto. Em caso de interesse, consulte os atendentes da Biblioteca para auxílio à consulta dos valores atualizados, de acordo com o material desejado.

Condições gerais:

Danos, perda ou Extravio DE MATERIAL DO ACERVO

Em caso de danos, perda ou extravio de qualquer item do acervo, o usuário responsável deverá repor o material, idêntico ao danificado, ou ressarcir a Biblioteca pelo valor do mesmo.

Para uma obra pertencente à coleção, a reposição será por valor da coleção, caso o exemplar não seja vendido separadamente.

Danos em mobiliário e equipamentos:

Em caso de danos, o usuário responsável deverá repor o material/equipamento/mobiliário, idêntico ao danificado, ou ressarcir a Biblioteca pelo valor do mesmo.

Normas a serem observadas durante a estadia na biblioteca:

  • Falar baixo.
  • Não fazer anotações ou marcar nas obras pertencentes à Biblioteca.
  • Não fumar.
  • Não rasgar páginas de interesse.
  • Não entrar portando bebidas e alimentos.
  • Não usar telefone.

Condições não previstas neste regulamento:

Condições eventualmente não previstas neste regulamento serão dirimidas pela direção da Faceca e/ou o Conselho Superior, e ouvida a mantenedora, quando for o caso.

Da vigência deste regulamento:

Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

 

Varginha, 02 de abril de 2013.

 

Antonio Carlos Luminatto

Diretor

 

Heloisa Maria Ferreira

Bibliotecária

CRB-6/2797