ENEC

O Que é?

Exame Nacional de Escolas Cenecistas, realizado em todas as unidades cenecistas do Brasil, desde 2006.

Público Alvo

Estudantes de todas as unidades cenecistas do território nacional e, a partir de 2011, professores, gestores pedagógicos e administrativos.

Objetivo

Ser uma poderosa ferramenta de controle e de gestão dos recursos que se alocam para melhoria da qualidade da educação.

Conheça mais sobre o ENEC

O ENEC, Exame Nacional das Escolas Cenecistas, evolução da Avaliação Sistêmica realizada por dois estados brasileiros, o Rio de Janeiro e Minas Gerais, ampliou-se para as unidades cenecistas de todo o Brasil, desde 2006, realizando avaliações de desempenho, inicialmente, dos alunos que concluíam a 4ª série/5º ano, 8ª série/ 9º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio, ampliando, posteriormente, para mais três séries/anos, o 2º ano, o 6º ano do Ensino Fundamental e a 2ª série do Ensino Médio.

Quase sempre realizado ao final do mês de outubro, introduzindo, gradativamente, a Avaliação pela Teoria de Resposta ao Item, atrelada às propostas das várias referências curriculares nacionais, em particular, observando a referenciação oriunda dos Parâmetros Curriculares Nacionais dos diversos Ensinos, o ENEC passou a ser um instrumento eficaz de controle e de gestão de professores e gestores pedagógicos e administrativos da CNEC, com vistas à melhoria da qualidade da aprendizagem vivenciada em suas unidades.

Em particular, o ENEC foi o ponto de partida para o que, a partir de 2011, passou a constituir uma Avaliação Diagnóstica de Professores, Gestores Pedagógicos e Administrativos para, em 2012, incluir todo o recurso humano envolvido em suas unidades educacionais de Educação Básica.

Foi, também, o ponto de partida para que, do mesmo modo, fosse ofertado para todos os ambientes públicos e privados que dele se utilizaram para a constituição do que, hoje, se denomina SAEM, isto é, Sistema de Avaliação de Escolas Municipais que, também, desde 2006, tem avaliado alguns ambientes públicos de Educação Básica, em particular, regularmente, o Município de Uberaba, para o qual o SAEM já avalia todos os alunos da rede pública municipal desde os 8 até os 14 anos, ofertando relatórios substanciais para que a gestão da Educação Básica no Ensino Fundamental possa, com os instrumentos de controle e de gestão de que dispõe, analisar desempenho de alunos da rede municipal, envolvendo recursos humanos docentes e gestores pedagógicos e administrativos na solução das dificuldades detectadas, ampliando, consideravelmente, a sua capacidade de análise das situações vivenciadas por todos que atuam no ambiente educacional.

Mais recentemente, a exemplo do que se realiza no grupo educacional CNEC, o Município de Uberaba também iniciou a prática de Avaliação Diagnóstica de seus recursos humanos docentes e de gestão pedagógica, com vistas a delinear seu planejamento de formação continuada com base em dados quantitativamente substantivos para respaldar decisões de planejamento da educação municipal.

Com intensa troca e constituição de grupo de estudos avançados de docentes do grupo CNEC, focados, fundamentalmente, nas conquistas dos processos de avaliação em escala, o ENEC passa a ser, uma realidade institucional com foco específico na Avaliação Educacional, qualificando seus recursos humanos, agregando novos profissionais da área para que a Avaliação deixe de ser uma atividade cartorial para ser uma poderosa ferramenta de controle e de gestão dos recursos que se alocam para a melhoria da qualidade da Educação, objetivo maior da CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade.