ENADE

O que é o ENADE?

O ENADE, Exame Nacional de Desempenho do Estudante É COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO e tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Cursos Participantes em 2017

O O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, no ano de 2017, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos que conferem diploma de:

I - bacharel nas áreas de:
a) Arquitetura e Urbanismo; b) Engenharia Ambiental; c) Engenharia Civil; d) Engenharia de Alimentos; e) Engenharia de Computação; f) Engenharia de Controle e Automação; g) Engenharia de Produção; h) Engenharia Elétrica; i) Engenharia Florestal; j) Engenharia Mecânica; k) Engenharia Química; l) Engenharia; e m) Sistema de Informação.

II - bacharel ou licenciatura nas áreas de:

a) Ciência da Computação; b) Ciências Biológicas; c) Ciências Sociais; d) Filosofia; e) Física; f) Geografia; g) História; h) Letras - Português; i) Matemática; e j) Química.

III - licenciatura nas áreas de:

a) Artes Visuais; b) Educação Física; c) Letras - Português e Espanhol; d) Letras - Português e Inglês; e) Letras - Inglês; f) Música; e g) Pedagogia.

IV - tecnólogo nas áreas de:

a) Análise e Desenvolvimento de Sistemas; b) Gestão da Produção Industrial; c) Redes de Computadores; e d) Gestão da Tecnologia da Informação.

Quais estudantes são inscritos?

São Inscritos no ENADE:

I - estudantes ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2017, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do Enade 2017; Não necessitam fazer a prova.

II - estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2017 (Devem fazer a prova); e

III - estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2017(Devem fazer a prova).

O ESTUDANTE CONCLUINTE HABILITADO QUE NÃO REALIZAR A PROVA NÃO PODERÁ COLAR GRAU E RECEBER O SEU DIPLOMA enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

Legislação do Enade

LEI N° 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 - Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

PORTARIA NORMATIVA Nº 23, DE 01.12.2010, ALTERA PORTARIA NORMATIVA Nº 40 - Instituição do regramento do ENADE.

PORTARIA N.º 8 DE 26 DE ABRIL DE 2017 - Regras Enade - Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes para o ano de 2017 - Enade 2017.

PORTARIA N.º 493, DE 6 DE JUNHO DE 2017 - Formação Geral Estabelece os componentes das provas de Formação Geral.

PORTARIA N.º 477, DE 6 DE JUNHO DE 2017 - Análise - Estabelece os componentes das provas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

PORTARIA N.º 491, DE 6 DE JUNHO DE 2017 - Engenharia de Produção - Estabelece os componentes das provas do curso de Engenharia de Produção.

PORTARIA N.º 513, DE 6 DE JUNHO DE 2017 - Sistemas de Informação - Estabelece os componentes das provas do curso de Sistemas de Informação.

Sobre a Prova

O Enade 2017 será aplicado no dia 26 de novembro de 2017, com início às 13h30 (treze horas e trinta minutos) do horário oficial de Brasília/DF.

O concluinte terá 04 (quatro) horas para resolver as questões de Formação Geral e do componente específico.

A prova é composta por 40 questões. Sendo 10 de Formação Geral e 30 de Formação Específica. A prova de formação geral é composta por 02 (duas) questões discursivas e 08 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso. A prova de formação específica é composta por 03 (três) questões discursivas e 27 (vinte e sete) questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso.

Acesse aqui as provas e gabaritos das últimas edições.

Questionário do Estudante

Os alunos inscritos no ENADE 2017, poderão preencher o questionário do estudante, acessando o endereço: http://enade.inep.gov.br/enade, até dia 26 de novembro de 2017.

A partir do dia 13 de novembro o concluinte habilitado a participar do Enade 2017 poderá acessar a informação sobre seu local de prova após o preenchimento do Questionário, quando será permitida a impressão do Cartão de Informações do Estudante. O concluinte que não responder ao Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade.

Relatórios de Curso

Quer saber o resultado das últimas edições do ENADE dos cursos da Faceca?

Clique aqui e selecione o ano e o curso.

Relatórios de IES

Quer saber o resultado das últimas edições do ENADE dos cursos da Faceca?

Clique aqui e selecione o ano e o curso.

Acesse seu boletim de desempenho

Se você já participou no ENADE, poderá acessar seu Boletim de Desempenho Individual no Enade, por meio dos dados informados no preenchimento do Questionário do Estudante.

Clique aqui para ver seu boletim