CURSO DE Graduação

Engenharia Mecânica

  • Modalidade: Bacharelado
  • Carga Horária: 3.600 horas
  • Duração do Curso: 10 semestres
  • Turno: Noturno
  • E-mail: 1916.acacioponciano@cnec.br
  • Ato Autorizativo: Ato de Autorização – Portaria Nº 214 – D.O.U 24/06/2016
  • Vagas: 70

A profissão

O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Seleciona e dimensiona a matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança na linha de produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.
Fonte: Guia do Estudante

Mercado de Trabalho

Com uma formação ampla, o engenheiro mecânico é requisitado por indústrias de diferentes setores. A automobilística e aeronáutica são as mais tradicionais, mas a recente crise econômica diminuiu a demanda nesses segmentos e fez com que fosse absorvido por outros setores. Um deles é o de vendas em fabricantes de máquinas e equipamentos mecânicos em geral. O perfil deste bacharel é valorizado, pois os conhecimentos técnicos que possui podem ser agregados à área comercial, impulsionando as vendas. Sua bagagem em matemática e cálculos também o torna apto a atuar em bancos, corretoras de ações e no setor financeiro em geral. Além disso, este profissional é necessário em outros setores, como o de energia. Em usinas geradoras de eletricidade, ele cria e implanta mecanismos de armazenamento e distribuição de energia, com o uso de sistemas nucleares, geotérmicos, solares e eólicos. Na exploração de petróleo, desenvolve máquinas e equipamentos para perfuração de poços e para o transporte do óleo e do gás. Nesse setor, pode ainda atuar em uma carreira promissora, a de gerente de embarcações e operações, profissional responsável pelo bom funcionamento de embarcações que apoiam plataformas petrolíferas. Em biociências, assessora hospitais, clínicas e laboratórios em projetos de biomecânica, ergonomia, reabilitação e mecânica nos esportes. Por fim, pode trabalhar como autônomo, na consultoria de projetos industriais diversos. Há trabalho em todo o país, com destaque para o Sudeste e o Nordeste.
Fonte: Guia do Estudante.

Por que estudar na Faceca?

- Temos o melhor Corpo docente da Região: O corpo docente da Faceca é composto por mestres e doutores atuantes no mercado de trabalho e com vasta experiência profissional.

- Aqui,  teoria e prática Caminham juntas:  O projeto integrador é um trabalho desenvolvido com o objetivo de integrar as disciplinas estudadas no período atual, revisitando os períodos anteriores, permitindo, assim, a prática dos conteúdos e contato direto com a realidade do mercado de trabalho, preparando melhor o aluno para o desempenho de sua profissão.

- Temos fácil acesso: Localização Privilegiada próximo às entradas da cidade, rodoviária, Centro e Shopping.

- Somos, com orgulho, a Faculdade que mais emprega na região: A Faceca é única instituição da região que possui Agência de Empregos resultante de um convênio com o Conselho Regional de Administração, prestando serviço de recrutamento  e seleção de funcionários para as principais empresas do Sul de Minas. Em 2016 foram 141 vagas divulgadas aos alunos do Curso de Administração.

- A oferta de vagas também compreende egressos e comunidade.

- A Faculdade conta com o seu Núcleo de Negócios, instância que contempla, inclusive, a Casa do Administrador, instalada em parceria com o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais.

- É a única Instituição de Ensino que oferece projeto de Gerenciamento de Carreiras e palestras/oficinas realizadas semanalmente, objetivando a qualificação constante de alunos, ex-alunos e profissionais da área.

-  Transferência facilitada entre as 18 unidades de Ensino Superior da CNEC no Brasil.

- Oferecemos Nivelamento Acadêmico Gratuito: Aos alunos que possuem dificuldade em algum conteúdo da educação básica, ou para aqueles que querem aperfeiçoar algum ponto ou rever conteúdo, oferecemos disciplinas de nivelamento gratuitamente.

- Quer aprender mais? Ofertamos cursos de Extensão Universitária para que você possa aprimorar cada dia mais seu perfil profissional.

- Aqui sua amizade vale desconto com o programa mais que amigo. A cada novo amigo indicado matriculado você ganha 10% de desconto, podendo chegar a 100%.

- Quer FIES ou PROUNI, aqui também tem!

- Com o Quero Bolsa

- Financiamento Próprio a Juros 0%: Com o FIESCNEC é possível financiar até 50%.

- Temos também, parceria com diversas empresas, câmara municipais, associações comerciais e órgãos públicos com a finalidade de oportunizar descontos e benefícios exclusivos.

Faceca a faculdade que acredita no ser!

Coordenação do Curso

acacio

Sou o Professor Acácio Ponciano Rodrigues. Atuo no Curso de Engenharia Mecânica como Coordenador e Docente. Sou graduado nas Engenharias Química e de Alimentos, Licenciatura Plena em Química, Pós-graduação lato sensu em Química (UFLA), Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida no Trabalho e doutorando em Ciências da Linguagem. Possuo experiência industrial de 30 anos em processos de manufatura e conversão de embalagens plásticas, com atuação nas áreas de Laboratório de Controle da Qualidade, Engenharia de Processos, Desenvolvimento de Produtos e Assistência Técnica a Clientes.

Caso queira falar comigo estou na instituição nos seguintes dias: segunda a sexta-feira das 13h às 17h e a noite das 18:30h às 19h.

Você pode agendar para falar comigo pessoalmente ou tirar dúvidas pelos seguintes contatos:

E-mail: 1916.acaciorodrigues@cnec.br
Telefone: (35) 3690-8964

Whatsapp: 35 9 99989-6376
Como faço para Ingressar na Faceca?

Para maiores informações sobre como ingressar na Faceca, acesse FORMAS DE INGRESSO

Estrutura Curricular

As estruturas curriculares dos cursos Superiores de Tecnologia e Graduação, estão em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e com Diretrizes Curriculares Nacionais.

Clique aqui para acessar a estrutura curricular deste curso.

Estrutura Física

A FACECA dispõe de estrutura própria que possibilita a aplicação da teoria vivenciada em sala de aula às experiências práticas que sustentam uma atuação de excelência no mercado de trabalho. A Biblioteca de nossa Instituição é uma das melhores do Sul de Minas e recebeu conceito 5 na última avaliação do MEC. A estrutura conta também com 5 laboratórios de informática, Laboratórios de Química, Física, Eletricidade Aplicada, Segurança do Trabalho, Núcleo Contábil de apoio tributário, fiscal e contábil à Sociedade. Núcleo de Práticas Jurídicas, Escritório de Assistência Jurídica à Comunidade. É a única instituição do Sul de Minas que sedia o Centro Judiciário de Solução de Conflitos em parceria com o TJMG e o Conselho Regional de Administração, parceria que oportunizou a criação da Agência de Empregos vinculada ao CRA e Casa do Administrador.

Programas de Apoio Acadêmico

Além dos cursos de Graduação, os alunos da Faceca contam com um programa contínuo de oferta de cursos de extensão e programas de aprimoramento profissional. O Curso de Gerenciamento de Carreiras, por exemplo, é um grande diferencial, ofertado somente pela Faculdade Cenecista de Varginha

Endereço e Horário de Funcionamento dos Cursos

Início das Aulas: 19 de fevereiro de 2018
Local: Faculdade Cenecista de Varginha – Rua Prof. Felipe Tiago Gomes, 173, Vila Bueno
Horário das aulas: Noturno: 19h15m às 22h00

Benefícios Financeiros

Visando oportunizar o acesso de nossa comunidade ao Ensino Superior, oferecemos as seguintes modalidades de benefícios:


Corpo Docente


Aguarde...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *