PROUNI

O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

 

Tipos de bolsa oferecidos pelo Prouni

Bolsa integral para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio e bolsa parcial de 50% para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

O candidato à bolsa do Prouni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, é facultado às instituições participantes do Programa submeterem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa. Essa informação estará disponível ao candidato, no momento da inscrição.

É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição, desde que a instituição escolhida seja participante do Prouni. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico.

Atenção! Há cursos que exigem requisitos específicos para matrícula. Em alguns cursos de Ciências Aeronáuticas, por exemplo, o estudante deve ter, dentre outras exigências, licença de piloto privado e um número específico de horas de voo para poder se matricular.

Assim, é necessário muita atenção ao selecionar a opção de curso no momento da inscrição no Prouni, pois, caso a matrícula não seja possível em função de requisitos dessa natureza, o candidato perderá o direito à bolsa.

Todas as instituições participantes do Prouni devem oferecer acesso gratuito à internet para os candidatos que desejarem se inscrever. Além disso, o Prouni conta com uma rede de parceiros composta pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em suas Administrações Executivas Regionais, pelos Centros de Integração Empresa–Escola (CIEE) e pelos pontos de presença do Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC).

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO