Sobre

DSC03523

A Biblioteca “Ruy Sebastião das Neves” destina-se a disponibilizar ao corpo docente, discente e técnico-administrativo da Faculdade Cenecista de Varginha - FACECA, recursos bibliográficos, informacionais e tecnológicos, necessários ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão.

O acervo é composto por livros, periódicos científicos e informativos, jornais, materiais áudio visuais (Cd’s e Dvd’s), Trabalhos de Conclusão de Curso e outros que vierem a ser incorporados à coleção. Com aproximadamente 21.500 exemplares, os livros estão catalogados obedecendo ao Código de Catalogação – AACR2 , classificados conforme o sistema CDD (Classificação Decimal de Dewey) e  informatizado através do Módulo de Biblioteca do software Perseus.

A Biblioteca disponibiliza de 08 (oito) computadores (sendo um reservado para deficiente visual), conectados à internet para auxílio à pesquisa, trabalhos extraclasse, bem como atividades de interesse do usuário. Os computadores são monitorados continuamente pela equipe de Tecnologia da Informação da FACECA e em caso de tentativa de acesso a serviços não autorizados, o terminal será automaticamente desconectado.

O usuário tem livre acesso às estantes e as áreas reservadas para estudo, que são compostas por um total de 18 mesas e 80 cadeiras, distribuídos em 03 (três) cabines para estudo em grupo, 01 (uma) sala com equipamentos de áudio e vídeo (televisão, aparelho de DVD e aparelho de VHS) e a área de estudo em comum.

É disponibilizado também um guarda-volumes com 80 (oitenta) escaninhos com chaves individuais, para colocação de objetos pessoais durante a permanência do usuário na Biblioteca.

Horário de Funcionamento

 

  • Segunda a Sexta-Feira: 8h às 11h – 13h às 22h
  • Sábados, com aulas de Pós-Graduação e Dependências: 8h às 12h

Durante as férias e recessos acadêmicos previstos pelo calendário institucional, a Biblioteca poderá ter seu horário de funcionamento alterado. As especificidades de cada recesso serão divulgadas antecipadamente na Biblioteca e nos meios de comunicação adotados pela Instituição.

Serviços Oferecidos

  • Referência: serviço de orientação à pesquisa e de assistência ao usuário, visando fornecer acesso rápido e seguro à informação;
  • Empréstimo domiciliar: empréstimo concedido pelo período de 07 (sete) dias consecutivos, sendo obrigatória a apresentação da carteirinha e estar em dia com o prazo de devolução das obras;
  • Empréstimo rápido (consulta interna): empréstimo de obras de referência e publicações indicadas para consulta interna (exemplares número 1) para utilização nas dependências da Instituição;
  • Comutação bibliográfica – COMUT: serviço que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos, tais como: periódicos, dissertações, teses, anais de congressos, parte de livro, entre outros, que estão disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.
  • Orientação de trabalhos científicos: orientação aos alunos quanto à elaboração da ficha catalográfica;

Uso da Biblioteca

Empréstimo

Para realização do empréstimo domiciliar, o usuário deve apresentar o cartão de identificação da FACECA, sendo este de uso pessoal e intransferível, e estar em dia com suas obrigações perante a Biblioteca.

Renovação e Devolução

A renovação de empréstimo poderá ser efetuada, se não houver reserva do material por outro usuário, podendo ser oficializada via web CLIQUE AQUI, diretamente no balcão de atendimento, através do e-mail 1916.bibliotecafaceca@cnec.br com recebimento confirmado ou pelos telefones: (35)3690-8937 ou (35) 98402-6821.

A renovação por e-mail só será efetivada, após a confirmação de recebimento da solicitação, pelos funcionários da Biblioteca.

O atraso na devolução da(s) obra(s) implicará no pagamento de uma multa diária por material emprestado.

O valor da multa é publicado na tabela de serviços da Instituição.

A Biblioteca não se responsabiliza pela devolução em atraso  de materiais em decorrência do não envio de e-mails, por  falhas das linhas de comunicação da Internet, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilite a referida operação.

Reserva

A reserva do material emprestado é realizada pelo próprio usuário no site da Instituição,CLIQUE AQUI para reservar .

Após a devolução do material, o software Perseus encaminha automaticamente um comunicado para o endereço de e-mail do usuário, que terá um período de 24 horas para realizar o empréstimo do mesmo.

A reserva é atendida na ordem em que foi realizada, e caso o usuário não retire o material reservado no prazo previsto, este estará automaticamente disponível para o próximo usuário da lista de reserva ou voltará para o acervo.

A Biblioteca não se responsabiliza pela não reserva de materiais em decorrência de falhas das linhas de comunicação da Internet, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilite a referida operação.

Para garantir o processo de comunicação, o usuário deverá manter seu endereço preferencial de e-mail devidamente atualizado no sistema acadêmico e de Biblioteca.

Uso do guarda-volumes

É permitida a entrada do usuário somente com o caderno, folha avulsa, estojo, telefone celular, tablete, notebook, devendo os demais itens (pastas, mesmo que sejam transparentes, bolsas, sacolas, mochilas e similares), serem depositados no guarda-volumes, durante toda a permanência no recinto do acervo e estudos.

As chaves ficam disponíveis no balcão de atendimento da Biblioteca, sendo os materiais depositados no guarda-volumes, de responsabilidade integral do usuário.

O usuário responsável pela chave ao sair da Biblioteca deverá devolvê-la, deixando o guarda-volumes desocupado. Caso haja extravio da chave, este deve ser imediatamente comunicado à Biblioteca, e a reposição caso necessário, será custeada pelo usuário.

O uso do guarda-volumes exige ações coletivas de boa educação como bom senso além de ética e respeito

Reposição de Material

Em caso de danos, perda ou extravio de qualquer item do acervo, o usuário responsável deverá repor o material, idêntico ou edição mais recente ao danificado, ou ressarcir a Biblioteca pelo valor do mesmo.
Para uma obra pertencente à coleção, a reposição será por valor da coleção, caso o exemplar não seja vendido separadamente.

Consulta ao Acervo,Renovação, Reserva

Clique aqui para consultar, renovar e reservar.

Responsabilidades do usuário

  • As bolsas, pastas, mochilas, sacolas, fichários, pacotes, envelopes e similares devem ser deixados nos guarda-volumes que ficam dentro da Biblioteca ao lado da porta;
  •  Não é permitido fumar ou se alimentar dentro do recinto da Biblioteca;
  •  Apresentar a carteira de identificação da Biblioteca para todo e qualquer serviço solicitado (empréstimo, renovação, reserva e devolução de obras);
  •  O usuário é responsável pelas obras que retirar da Biblioteca, não podendo transferir para outro o seu empréstimo;
  •  Comunicar, imediatamente, ao responsável pela Biblioteca eventual dano ou perda da obra sob sua responsabilidade;
  •  Em caso de extravios ou danos às obras (rasuras, anotações, falta de página, etc.), o usuário será responsável pela reposição;
  •  Não recolocar livros na estante se não souber a ordem ou localização correta, deixe-os sobre as mesas de estudos;
  •  Não deixar lixo sobre as mesas, cadeiras ou no chão da sala ao sair.
  •  O usuário é responsável pela manutenção do silêncio na Biblioteca.
  •  O usuário deverá cumprir as normas e regras da Biblioteca, caso contrário estará sujeito às penalidades regimentais da Instituição.

Galeria de Imagens

bibli1 DSC03511

DSC03513 DSC03514

DSC03515 DSC03523

DSC03533 DSC03534